Batizado de Madeprint, produto permite impressão de imagens e fotografias que se integram ao projeto arquitetônico de maneira muito mais harmônica
Criar um sistema de sinalização adequado dentro de hospitais é tão importante quanto manter placas de trânsito visíveis e em bom estado de conservação nas rodovias. Sem isso, podem acontecer acidentes e perda de tempo e dinheiro com pacientes que ficam sem saber que direção tomar dentro do prédio. Uma nova tecnologia trazida ao Brasil pela Madepar permite agora que essa identificação essencial de áreas e serviços possa também ser mais bonita e funcional, completamente integrada ao projeto arquitetônico que deve traduzir nos espaços físicos a preocupação dos centros médicos com o atendimento à população.
A principal vantagem do laminado decorativo de alta pressão, batizado de Madeprint, é a possibilidade de o hospital poder imprimir diretamente no produto a imagem que desejar e depois instalá-lo em salas de espera, corredores e até em áreas administrativas. Além disso, por ser um produto antialérgico e de baixa porosidade, dificultando o aparecimento de fungos e bactérias, o Madeprint passou a ser procurado pelos arquitetos no desenvolvimento dos projetos hospitalares.
“O Madeprint é um laminado decorativo que pode ter diversas aplicações, como móveis, pisos, paredes, divisórias. Para sua confecção, o cliente nos envia a imagem que quiser, desde que esteja em alta resolução. Ela é impressa em papel especial, com tintas também especiais, e prensada no Laminado de Alta Pressão Madepar por um processo que garante resistência a riscos e desgaste, além de estabilidade de cor e dimensional”, explica Rita Centurião, gerente de produtos da empresa.
A Madepar conheceu a novidade durante visita a uma feira realizada em Milão (Itália), onde foram expostas matérias-primas para construção civil e fabricação de móveis. O laminado decorativo foi uma das principais novidades, e chamou a atenção por poder ser usado para revestir mobiliário, paredes, divisórias e pisos. Segundo Rita, o produto ser aplicado em qualquer área interna que esteja livre da ação do sol e da chuva, o que garantirá sua alta durabilidade.
O primeiro hospital a experimentar a novidade é o Centro Médico São Gabriel, da Greenline, inaugurado no ano passado no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. Ali, a arquiteta Célia Bertazzoli, responsável da Cabe Arquitetura pelo projeto, usou o Madeprint para facilitar a sinalização das diversas salas de espera que dão ao hospital uma agilidade muito maior no atendimento aos pacientes e acompanhantes. “Adotamos a fauna e a flora da Mata Atlântica como tema para as imagens impressas. O processo de sinalização foi totalmente integrado à arquitetura do hospital”, destaca.
No caso da GreenLine, a impressão das fotografias foi feita a jato de tinta pela SignMaker, uma empresa especializada em sinalização hospitalar. A empresa conseguiu produzir, com um papel especial, um produto capaz de ser prensado e colado a altas temperaturas sem perder suas características iniciais. O Madeprint é entregue aos hospitais pronto e instalado, sem necessidade de outro tipo de intervenção.
ONDE ENCONTRAR
Madepar Site: www.madepar.com.br Telefone: 0800 174 616
Signmaker Site: www.signmaker.com.br Telefone: (11) 5070-5070
Comments